| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Atividade 5 - Debate de Teses

Page history last edited by Darlene 13 years, 10 months ago

 

 

 

Debatendo Teses

(Sobre o Uso de Mídias e Tecnologias Digitais nos Espaços Escolares)

 

 

Argumentador 

Edson Reichert

Revisor 1 

Cristiani Borges de Medeiros 

Revisor 2 

Darlene

 

 

 

 

Teses

Posicionamento Inicial

(concordo/discordo/não sei decidir)

 

Argumentação

(obrigatório para todos posicionamentos)

 

Comentários

(análise dos revisores)

 

Réplica

(contra-argumentação do autor)

 

Posicionamento revisado

(modificação ou fortalecimento do inicial)

 

1 - Os humanos percebem o mundo de diferentes formas, usando diferente sentidos. A linguagem textual não é suficiente para exprimir todas elas. Portanto, explorar o uso de diferentes mídias, facilita a descrição de nossas percepções. 

Concordo

podemos perceber e compreender uma imensidão de coisas sem o uso da linguagem escrita, afinal, aprendemos muitas coisas na vida antes de aprendermos a ler e escrever. Cada forma de expressão tem sua riqueza e particularidade de movimentar sentimentos e percepções diferentes.

Realmente podemos nos expressar de muitas outras formas que não seja a escrita, as crianças que ainda não são alfabetizadas se expressam de inúmeras formas. 

nada a acrescentar

 

 

 Concordo com o colega diferentes formas de expressão podem nós trazer diferentes percepções e diferentes sentimentos. Assim precisamos usar outras formas que não só o texto

 

2 – A exposição dos alunos, de forma continuada e sem restrição, a um ambiente informatizado, é uma boa maneira de promover transformações na escola.

Não concordo

O uso de tecnologias deve ser dirigido, planejado. As crianças devem ter acesso às tecnologias, mas precisam aprender muitas outras coisas longe delas. O uso em demasia e sem propósito, pode trazer muitas dificuldades futuras.

Concordo com você, e ainda penso que mesmo sendo planejado deve ter o acompanhamento de um responsável, seja o professor na escola ou os pais em casa. 

 

nada a acrescentar

 

 Concordo com o colega quanto a necessidade de objetivos e planejamento, no entanto não acho que o uso em demasia possa trazer dificuldades futuras, até porque nós estamos em um tempo no qual formamos alunos para um futuro que nós não sabemos na verdade qual será, temos apenas suposições de como será este futuro então  penso que tudo tem de ser bem dosado.

 

3 – Embora o uso de diferentes mídias torne as atividades mais atrativas, usá-las sem uma proposta pedagógica que favoreça a aprendizagem significa apenas “adornar” o que é feito sem elas.

Concordo

é muito importante que o uso da tecnologia seja um diferencial agregador, até mesmo porque do contrário estamos disperdiçando ricas aprendizagens.

Penso que até pode ser usado sem finalidade pedadagógica alguma, mas concordo que é um desperdício tantas tecnologias que poderão ser uteis no futuro. 

 

concordo, penso que alguns momentos devem ser reservados também para o lazer. Principalemnte nas redes municipais onde os alunos muitas vezes não tem acesso a outros tipos de jogos eletrônicos.

 

 Não compreendi o que quer dizer um ‘diferencial agregador’. Não consegui concordar ou não pois parece que há uma contradição . Nesta primeira parte o colega coloca que concorda com a tese  de que para o uso de diferentes mídias é necessário uma proposta pedagógica que favoreça a aprendizagem , na última coluna coloca que o uso da informática em redes municipais deve ter espaço para os jogos.

 

4 – Não é necessário que os professores sejam bem preparados para o uso de mídias e tecnologias digitais, basta interagir com os alunos. Eles já sabem como usá-las.

não concordo

os alunos na maioria das vezes pensam que sabem muito mais sobre tecnologias do que realmente sabem. Quanto maior for o conhecimento técnico do professor, mais ricas podem ser suas contribuições e planejamentos. Por outro lado, muito mais importante que conhecimento técnico, é a preocupação em aprender e conhecer formas de utilização e a riqueza de cada tecnologia para cada projeto.

Realmente o colega tem razão, trabalho no laboratório de informática da minha escola, e sei que o professor deve estar bem preparado para orientar os alunos que "pensam que sabem tudo". 

nada a acrescentar

 

Concordo com o colega em suas colocações. 

 

5 – O contato da criança (0 a 10 anos) com as tecnologias digitais prejudica o seu desenvolvimento  intelectual.

não sei decidir

na verdade teho minhas dúvidas quanto ao uso de tecnologias do 0 aos 5. Porém acredito que se não deixarmos de desenvolver as outras aprendizagens "mais reais" e dosarmos bem este contato com a tecnologia, uma coisa irá favorecer a outra. Mas certeza só teremos daqui alguns anos, de qualquer forma precisamos nos preparar para avaliar este tipo de situação pois nossas aprendizagens e construções lógicas seguem caminhos diferenciados destas novas gerações.

Concordo com você, mas como atendo crianças de 5 à 14 anos, penso que pode não prejudicar se o uso das tecnologias for direcionado a sites confiáveis para pesquisa e o uso da net for bem orientado, caso contrário, se tiverem liberdade para ver e ler tudo que está disponível, aí sim pode prejudicar seu desenvolvimento intelectual.

verdade. na verdade minha preocupação é com as de 0 à 5 mesmo. Acho que é importante que a criança já esteja na fase de transição entre o concreto e o abstrato. Penso que devemos ter um cuidado especial para que o excesso do uso de tecnologias não crie seres humana os dependentes das mesmas. Já estamos chegando perto da era dos cyborgs e androids, por mais que isso ainda pareça piada.

 

Discordo do colega, pois a   criança está numa fase de aprendizagem , em alguns períodos em picos de aprendizagem. Desta maneira tudo que possa ser apresentado só fará com que a criança melhore seu desenvolvimento intelectual além disso o contato com a tecnologia pode desenvolver aspectos como: a criatividade, raciocínio lógico e a memória. Isto não significa que a criança ficará só na frente do computador, pois ela necessita de outras atividades.

 

6 - Sem o uso das diferentes mídias e das tecnologias digitais estamos alfabetizando para trás.

Não sei decidir, (mas acho que concordo)

Para frente é que não é! Alguém disse que quando ficamos parados, já estamos ficando para trás pois o resto do mundo continua andando. Com certeza a alfabetização e o letramento são muito possíveis sem o uso de tecnologias digitais, porém as possibilidades da Web 2.0 e até mesmo de computadores sem internet, são muito mais abrangentes. O que não se pode é criar uma"fé cega na tecnologia" (Lenine)

Sua argumentação até me fez pensar, mas continuo com minha argumetação, sem as mídias não estamos alfabetizando para tráz, existem inúmeas maneiras eficientes de se alfabetizar, claro que as tecnologias ajudam e muito, mas na escola onde leciono a metade da turma do 1º ano (6 anos)estão alfabetizadas em apenas 3 meses, e sem o auxilio de tecnologias. 

concordo. gosto de analisar essas coisas de uma forma extrema, por exemplo: Se não pudéssemos mais usar computadores ou outras mídias eletronicas nas escolas, ou se não existisse mais eletrecidade, com certeza os alunos continuariam aprendendo a ler e escrever. Porém, nosso dia a dia, trabalho, lazer, vida social, serviços, tudo está cada dia mais informatizado, faz parte do dia a dia como escrever seu nome à caneta. Essa outra "alfabetização" também é necessária.

 

Discordo do colega quando coloca que para frente não é, não penso que sem as tecnologias estejamos alfabetizando para trás, pois os livros ainda são uma grande fonte de informação e podem construir um intelectual, no entanto ficará uma lacuna nesta formação devido às exigências do mundo moderno.

 

7 - Usar mídias e TD na escola, é modismo, afinal elas já existem há muito tempo e nem por isso precisamos delas na escola.

Não concordo

Tudo depende da proposta, do uso que se faz. Há 15 anos atrás, o celular também podia ser considerado modismo.

Concordo que não é modismo, pode não ser essencial, mas é importante o contato, pois certamente no futuro muita coisa dependerá dessas tecnologias.

Sim, na verdade hoje já depende. O mundo é das tecnologias. Cada vez se usa menos dinheiro de papel, os benefícios (bolsa família, etc) são retirados no banco com uso de cartão e senha, Inscrições para cursos e outros são feitos pela internet. Seguindo a idéia de que escola deve educar para a vida, hoje a vida é tecnológica.

 

Discordo do argumento do colega,  colocando que depende  da proposta e do uso que se faz  para não ser considerado modismo. Penso que independe destes argumentos para não ser considerado modismo, mas depende da necessidade que as pessoas têm de viver neste mundo, nesta era tecnológica. 

 

8 - O uso das mídias e das Tecnologias Digitais possibilita ao aluno mudança de posicionamento diante da própria aprendizagem.

Concordo

A versatilidade e dinamicidade presentes nas mídias digitais, permitem a "ação, análise e reflexão" numa velocidade tamanha a ponto de acharmos que nenhuma das 3 aconteceu.

O colega colocou muito bem seu posicionamento, mas não podemos esquecer de orientar nossos alunos a pesquisarem em sites seguros para ´somente assim mudar um posicionamento. 

concordo. precisamos trabalhar com nossos alunos o seu senso crítico. Qualquer um pode escrever qualquer coisa na internet. O "papel virtual" também aceita tudo.

 

Concordo com a colocação do colega e acrescentaria que  neste processo o aluno deixa de ser um simples depósito de informações, sendo capaz de ser autor, de procurar os seus caminhos, ou seja, de construir sua aprendizagem. 

 

9 - O uso do computador nos espaços escolares deve estar associado à promoção da autoria e não somente à serviço da repetição das práticas transmissivas ou apoio ao estudo.

Concordo

 Acredito que as duas coisas tenham o seu valor e devem ser praticadas, porém atividades de autoria são muito mais ricas e proporcionam um desenvolvimento muito maior da autonomia, criatividade e criticidade.

O colega expressou exatamente meu posicionamento. 

nada a acrescentar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Penso que o colega concorda parcialmente com a tese, pois diz acreditar que as duas coisas tenham o seu valor e devam ser praticadas, embora após argumente a favor da promoção da autoria. Eu acredito que usar o computador apenas como instrumento de informação não vai trazer a transformação desejada  na escola.

 

 

 

 

 

 
 
 

AVALIAÇÃO 

Descreva como esta atividade lhe ajudou a aprofundar seus conhecimentos sobre a temática em debate. Apresente críticas e sugestões sobre este tipo de atividade.
 

 

 

 

 

Comments (6)

Amanda Quadros said

at 2:04 pm on Jun 8, 2010

ok! em breve disponibilizarei teus revisores e não esqueça de dar acesso da tua página para as colegas que irão revisar o teu trabalho, que são: Barbara Carvalho Kosmaliski e Cristiani Borges de Medeiros.

Até

Amanda Quadros said

at 9:00 pm on Jun 23, 2010

Edson, destes liberação para a Bárbara?

edson reichert said

at 9:18 pm on Jun 23, 2010

sim.

Amanda Quadros said

at 9:40 pm on Jun 23, 2010

OK! Podes fazer tuas contribuições das teses das colegas!

Amanda Quadros said

at 9:41 pm on Jun 23, 2010

*nas teses das colegas.

Amanda Quadros said

at 2:45 pm on Aug 2, 2010

E O POSICIONAMENTO FINAL?

You don't have permission to comment on this page.